Planos de Saúde: Demora no atendimento irrita usuários em Marabá

A longa espera para realização de consultas ou exames de imagens está deixando o usuário dos planos de saúde bastante irritados, em muitas clínicas particulares, na cidade de Marabá, no estado Pará. Às vezes, a demora chega a ser igual ou superior ao serviço público de saúde, oferecido à população carente. Existem clínicas deixando o paciente, “de molho”, por mais de três horas, para realização de uma simples ultrassonografia, na Terra de Francisco Coelho. 
“Liguei para a clínica, solicitando agendamento para um exame de ultrassom de próstata, a atendente pediu para eu chegar cedo hoje (3) e que o atendimento seria feito por ordem de chegada. Para meu espanto, às 6h 25, me deparei com uma fila enorme do lado de fora e só fui atendido às 9h 30”, reclamou Etelvino Souza. Para alguns especialistas, a quantidade exagerada de convênios entre clínicas particulares e planos de saúde terminam prejudicando o usuário. Estão abusando da famigerada “ordem de chegada” e da "sala de espera". 
A Resolução Normativa, Nº 259, de 17 de junho de 2011, em seu Art. 2º, regulamenta apenas a quantidade de dias para marcação de consulta ou exames, não dispõe sobre o ordenamento do tempo de espera em ambulatórios. Anos atrás, a Câmara Municipal criou uma lei estabelecendo o tempo máximo, de 30 minutos de espera, em uma fila de banco. Se realmente não existir uma lei federal regulamentado essa matéria, está passando da hora do município de Marabá “colocar freios” nesses abusos cometidos por algumas clínicas e planos de saúde em Marabá.

Um comentário:

  1. Sobre a Lei Municipal que regulamenta o tempo de espera nos bancos, ninguém respeita...e, infelizmente, ninguém fiscaliza.
    Não temos como denunciar os abusos.
    A Lei só se torna eficaz se houver uma fiscalização igualmente eficaz.

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