Planos de Saúde: Demora no atendimento irrita usuários em Marabá
A longa
espera para realização de consultas ou exames de imagens está deixando o
usuário dos planos de saúde bastante irritados, em muitas clínicas
particulares, na cidade de Marabá, no estado Pará. Às vezes, a demora chega a
ser igual ou superior ao serviço público de saúde, oferecido à população
carente. Existem clínicas deixando o paciente, “de molho”, por mais de três
horas, para realização de uma simples ultrassonografia, na Terra de Francisco
Coelho.
“Liguei para a clínica, solicitando agendamento
para um exame de ultrassom de próstata, a atendente pediu para eu chegar cedo
hoje (3) e que o atendimento seria feito por ordem de chegada. Para meu
espanto, às 6h 25, me deparei com uma fila enorme do lado de fora e só fui
atendido às 9h 30”,
reclamou Etelvino Souza. Para alguns especialistas, a quantidade exagerada de convênios
entre clínicas particulares e planos de saúde terminam prejudicando o usuário.
Estão abusando da famigerada “ordem de chegada” e da "sala de espera".
A Resolução
Normativa, Nº 259, de 17 de junho de 2011, em seu Art. 2º, regulamenta apenas a
quantidade de dias para marcação de consulta ou exames, não dispõe sobre o ordenamento
do tempo de espera em ambulatórios. Anos atrás, a Câmara Municipal criou uma lei estabelecendo o tempo máximo, de 30 minutos de espera, em uma
fila de banco. Se realmente não existir uma lei federal regulamentado essa
matéria, está passando da hora do município de Marabá “colocar freios” nesses
abusos cometidos por algumas clínicas e planos de saúde em Marabá.
Sobre a Lei Municipal que regulamenta o tempo de espera nos bancos, ninguém respeita...e, infelizmente, ninguém fiscaliza.
ResponderExcluirNão temos como denunciar os abusos.
A Lei só se torna eficaz se houver uma fiscalização igualmente eficaz.