Puxa-saco hoje, traidor amanhã
A expressão popular “puxa-saco” originou-se no interior dos
quartéis, pelo fato das roupas e suprimentos dos oficiais serem transportados
para cima e para baixo em “sacos”, por não ser permitido o uso de malas nas unidades militares e durante as batalhas nas guerras. Na época, já se verificava o gosto
pelo comportamento humilde e subserviente de alguns soldados em relação a um
oficial de posição superior.
A partir dos anos 30, Século XX, as atitudes de um “puxa-saco”,
no Brasil, passaram a designar o comportamento de um indivíduo “bajulador” e
“adulador”. Ao mesmo tempo, verificou-se que algumas pessoas, com esse perfil,
passaram a utilizar as atitudes de puxa-saquismo para se aproximar de alguém de
posição superior na empresa, política ou na sociedade e retirar algum benefício
próprio.
Hoje, para se dá bem, o puxa-saco é capaz de se submeter as mais
deprimentes ações de bajulação e subserviência, chegando a causar náuseas. Quem
apresenta um comportamento desse, é capaz de trair quem quer seja para alcançar
seus objetivos, pois seguir os conceitos de ética, moral e companheirismo não é
o forte dessa raça asquerosa. Não me refiro ao cidadão cortês e que gosta de se comportar como um gentleman, mas se você possui um “baba-ovo” no seu círculo de
amizade ou no trabalho, cuidado, esse ser nojento, uma hora, vai te trair. Ele
vai te passar a perna.


Quem puxa saco, puxa tudo, até o tapete do patrão, basta ele vacilar. Se você estudar,trabalhar de forma honesta, vais progredir sem precisar derrubar o próximo, você engana a todos menos a Deus.
ResponderExcluirVerdade pura. Muito bom o seu posicionamento.
ResponderExcluirDeprimente uma situação onde o sujeito submete se a tal recurso, o ideal é sermos o mais autêntico possível e se for pra ajudar que seja o mais profissional possível.
ResponderExcluirTambém penso dessa forma Weberty. Dignidade acima de qualquer coisa.
ResponderExcluirCompletamente verídico. Puxa-saco é um ser desprovido de autenticidade, mas inteligente. Com um sorriso no rosto, ele lhe passa a perna e ainda toma seu tapete. Deixarei a seguinte passagem da Bíblia, a qual encontra-se em I Pedro 5:8-9, que fala o seguinte: "Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos."
ResponderExcluir