Hipócrita, Imbecil, Idiota
Observando
as relações sociais hoje, se me permite o genial Nelson Rodrigues, ao
dizer “Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela
capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos”,
eu acrescentaria ao pensamento dele, a célebre frase do crítico e filólogo italiano Umberto Eco quando afirmou
que “As mídias sociais deram direito à
fala a legiões de imbecis que, anteriormente, falavam só no bar, depois de uma
taça de vinho, sem causar dano à coletividade. Diziam imediatamente a eles para
calar a boca, enquanto agora eles têm o mesmo direito à fala que um ganhador do
Prêmio Nobel. O drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a
portador da verdade”. Os mestres estavam cobertos de razão.
A doutrina espírita, através de Allan
Kardec, afirma que “O hipócrita age de
forma desleal, falsa e fingida, ocultando seus defeitos, disfarçando-se de
qualidades e sentimentos que não possui”. O cidadão brasileiro reclama dos políticos, empresários, policiais e judiciário por falta de um
comportamento ético e moral, porém se o mesmo puder levar algum tipo de vantagem,
age de forma sórdida, rasteira e hipócrita, “chuta tudo para o alto”. Uma
demonstração clara de que “a ética só merece respeito, se for a nosso favor”.
“Se a casa do vizinho estiver pegando fogo, gasolina nela”.
O hater, às
vezes, é um imbecil intragável, limitado, tolo, não consegue nem escrever
corretamente, mas se acha no direito de difamar, caluniar e agredir as
pessoas nas redes sociais. Protegido pelo anonimato ou escondido atrás de um
discurso político, costuma “destilar seu veneno” contra os desafetos. Convivemos
diariamente com uma legião de imbecis, idiotas e hipócritas. “Acham que sabem
tudo e que são donos do mundo”. “O
verdadeiro hipócrita é aquele que deixa de perceber sua falsidade. Aquele que
mente com sinceridade”, dizia Jacques Anatole François. Santa paciência.



Post a Comment