Brasileiro - O prazer de matar

A violência está tão banal no Brasil que, às vezes, fico me perguntando se algumas pessoas sentem prazer em matar. Tirar a vida do ser humano ficou tão comum que já não choca mais ninguém, a não ser os familiares e amigos. A nossa indignação diante de um crime bárbaro passou a ser momentânea. O temor a Deus por parte desses matadores deixou de existir, há muito tempo.

Não estou falando dos indivíduos portadores de um alguma patologia psicótica, os chamados psicopatas, mas sim do cidadão comum. Aquele que motivado por um gole de cachaça ou uma desavença simples, portador de uma arma, tira a vida do outro sem nenhum tipo de piedade ou remorso. O Brasil lidera o ranking mundial, são 60 mil assassinatos por ano. 

A certeza da impunidade, provocada por leis brandas demais ou a ineficiência das polícias em prender os assassinos, estão entre os maiores motivadores dessa matança sem fim no país. Hoje, mata-se por qualquer motivo, desde um simples “não fui com a cara dele”, um esbarrão ou até por 5 reais. O feminicídio, o tráfico de drogas e a disputa pela posse da terra ajudam a elevar os índices de homicídios no país. Além disso, a baixa escolaridade, o desemprego e a desigualdade aparecem nas pesquisas como elementos motivadores. Estamos “lascados”.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.