Brasileiro - O prazer de matar
A violência está tão banal no Brasil que, às vezes, fico me
perguntando se algumas pessoas sentem prazer em matar. Tirar a vida do ser
humano ficou tão comum que já não choca mais ninguém, a não ser os familiares e
amigos. A nossa indignação diante de um crime bárbaro passou a ser momentânea.
O temor a Deus por parte desses matadores deixou de existir, há muito tempo.
Não estou falando dos indivíduos portadores de um alguma
patologia psicótica, os chamados psicopatas, mas sim do cidadão comum. Aquele
que motivado por um gole de cachaça ou uma desavença simples, portador de uma
arma, tira a vida do outro sem nenhum tipo de piedade ou remorso. O Brasil
lidera o ranking mundial, são 60 mil assassinatos por ano.
A certeza da impunidade, provocada por leis brandas demais
ou a ineficiência das polícias em prender os assassinos, estão entre os maiores
motivadores dessa matança sem fim no país. Hoje, mata-se por qualquer motivo,
desde um simples “não fui com a cara dele”, um esbarrão ou até por 5 reais. O
feminicídio, o tráfico de drogas e a disputa pela posse da terra ajudam a
elevar os índices de homicídios no país. Além disso, a baixa escolaridade, o
desemprego e a desigualdade aparecem nas pesquisas como elementos motivadores.
Estamos “lascados”.

Post a Comment