Comportamento raivoso e violento
Ao longo de meus 51 anos de idade, nunca vi uma sociedade
brasileira tão dividida em todos os seus segmentos. A polarização está
presente em todas as partes do país, acompanhada de um comportamento raivoso e
violento nunca visto antes. Estamos vivendo em um momento em que “se você não
for meu amigo, será meu inimigo”. Não existe mais o bom senso nem o meio termo.
Se tornar “o bomzão”, agredindo outras pessoas com palavras de baixo calão,
virou moda nas mídias sociais. Parte da imprensa está colaborando para criar essa
ira na sociedade.
Essa divisão interna do país está mais patente na política,
mas ela é observada também na religião, meios de comunicação, comércio,
torcidas de futebol, judiciário e cargos do poder executivo. Estão surgindo “os
arautos da moralidade” diariamente e em todos os setores da sociedade. Virou
moda “tripudiar nas redes sociais” em cima da desgraça dos outros para se
tentar tirar proveito dela em benefício próprio. A ética só é válida, se for a nosso
favor, caso contrário, será “coisa de filósofo”. Como diz o ditado popular: “Se
a farinha for pouca, meu pirão primeiro”.
O estímulo às agressões pessoais e às divisões de classes “nada
de braçada” nas redes sociais sem nenhum controle ou punição. Plantar notícias
falsas para denegrir a imagem de líderes religiosos, atacar autoridades
políticas ou não, pessoas comuns ou desafetos, virou rotina. O problema é que
até juízes e promotores já julgaram e condenaram apenas com base nas denúncias
das redes sociais. O país está muito segregado, mas cabe a todos nós contribuir
para a pacificação de nossa gente. Ao mesmo tempo, a sociedade necessita
utilizar as redes sociais em benefício da coletividade, chega de individualismo.
Infelizmente, os estudantes estão se comportando da mesma forma na escola. Não sei onde
vamos parar com tudo isso.



Post a Comment