Escola de Tempo Integral Estadual – Decepção total

Lamentável a maneira como a Secretaria Estadual de Educação vem obrigando quatro escolas de Marabá a implantarem o Ensino Integral. Para se iniciar essa modalidade de ensino, a primeira medida a ser adotada, deverá ser a adequação mínima da estrutura física do espaço escolar com a criação de sala de dança, jogos, música e outros espaços destinados ao desenvolvimento de projetos pedagógicos e comunitários, além de salas de aula aparelhadas e climatizadas. Os professores deverão receber formação pedagógica específica para desenvolvimento de suas atividades.

Das escolas selecionadas em Marabá, duas não possuem se quer quadra poliesportiva condizente para realização de atividades do Ensino Médio Regular, imagine atender as demandas do Ensino Integral. Os alunos não irão suportar dois períodos enclausurados em uma sala de aula, eles não vão aguentar essa rotina. Essa “forçada de barra” poderá estragar um excelente projeto voltado para a melhoria da qualidade da educação no município.
Os gestores das escolas estão fazendo “das tripas coração” para o Ensino Integral funcionar na cidade, mas sem um coordenador pedagógico específico e sem recurso financeiro, eles estão de “mãos atadas” e desmotivados. Eu fico observando o esforço dos professores se transformando em decepção por irresponsabilidade da SEDUC. Sem falar nas denúncias dos alunos tanto na justiça como nas redes sociais pelo descaso em relação a essa modalidade de ensino. Como diz o ditado popular, “colocaram a carroça na frente dos bois”.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.